quinta-feira, 30 de junho de 2011

..Lição 1 "E assim Deus Criou"

Série de Estudos sobre
"A Criação"

Plano de Aula
Lição 1
"E Assim Deus Criou"


Sugestões:
Será bem legal se você preparar na sua salinha um novo mural bem bonito de boas-vindas, assim:
Você pode adotar um recurso bem prático, em papelarias e lojas de artigos de festa já são vendidas letras em E.V.A, você pode comprar uma letra de cada e formar o seu alfabeto e utilizá-lo para fazer palavras ou frases em E.V.A, ou no material que quiser. Poderá ser feito um mural, ou cartaz com a seguinte frase: "Sejam Bem-Vindos! Em nome de Jesus!" ou "Sejam Bem - Vindos! Que alegria ter você aqui conosco!" Enfeite a sala com umas bolas coloridas. Vocês já ouviram a frase que a primeira impressão é a que fica? Imagine como os pequeninos ficarão felizes em serem recebidos com novidades.

Chegada: No início da aula faça um semi-círculo com as crianças e numa conversa pergunte o que elas gostaríam que o Senhor fizesse em suas vidas nesse ano, que coisas boas elas querem que aconteçam. No começo da aula realize um Período de Oração com as crianças. É importante ensinarmos e estimularmos a prática da Oração na vida dos pequeninos.
Para este momento como vamos conversar sobre sonhos e planos com as crianças achei o Salmo 37.4 ideal para ser lido.
Prepare o cartaz abaixo usando a Bíblia Nova Tradução Linguagem de Hoje para ser melhor compreendido pelos pequeninos. Um louvor mais suave e tranquilo pode ser acrescentado a este momento também.





Momento de Celebração: A aula de hoje fala sobre a Criação do Mundo e o Salmo 148.1-13 nos mostra um convite do salmista a todo Universo para adorar ao Senhor. Pode ser feito um cartaz com figuras que o ilustrem para ficar fixado na classe durante esse mês com essa referência bíblica. Para esse momento escolha 1 ou dois louvores de sua preferência bem animados para cantar com as crianças.


Lição Bíblica
Tema: E ASSIM DEUS CRIOU

Texto - Bíblico: Gênesis 1. - 2.1-3

Objetivo da Lição : Aprender o que Deus fez a cada dia da Criação. Sentir gratidão pela criação de Deus. Identificar no dia-a-dia como pode cuidar do mundo que Deus criou.

Mensagem:
Achei essa histórinha da Criação do Mundo escrita por Pedro César Alves, pode ser uma maneira muito intessante para  aplicar a mensagem.
Você pode também colorir os desenhos e fazer belos visuais e deixar a história mais interessante.

                                                 A CRIAÇÃO DO MUNDO 




             Júlio chegou da escola e entrou em casa correndo.
             Acabara de ouvir e escrever a história da criação do mundo.
             A professora contou a história e pediu que escrevessem.
            Júlio, tagarela como era, procurou a irmã Caroline e começou a contar como o Mundo fora criado.
            Caroline, de apenas seis anos, já conhecia várias histórias infantis.
           Júlio, quatro anos mais velho, o que aprendia ensinava-a.




                                                             PRIMEIRO DIA

              - Caroline, a minha professora contou a história  da criação do Mundo.
             - Júlio, deixa eu brincar.
             - Depois você brinca, Carol – como sempre a chamava – primeiro você ouvirá a história que escrevi.
             - Tudo bem, mas só um pouquinho e se você brincar comigo depois.
             - Está bem, prometo. A professora disse que  Deus é um ser Superior, Poderoso e muito Bondoso.
            - Júlio, Deus veio de onde?
            - Ainda não descobriram, mas todos falam que
            Ele sempre existiu.
           - Hum!
           - Isso aconteceu há milhares de anos atrás. Deus estava no seu trono e resolveu criar o céu e a terra.
           - Não existia céu nem terra?
           - Não, tudo isso aqui era um enorme buraco, sem plantas, sem luz, sem nada. Deus olhou para cá e, como é muito bondoso, pensou em criar um mundo com muitas coisas dentro.
           - Nossa, devia ser uma escuridão terrível!
           - E como era! Deus pensou um pouquinho e começou a criar o mundo.
           - O que Deus fez primeiro, Júlio?
           - Ele criou o céu e a terra, Caroline.
           - Mas por que o céu e a terra primeiro?
            - Fez o céu para colocar o seu trono e a terra para dar apoio ao céu.
            - Mas onde estava o trono de Deus?
            - O trono de Deus estava sobre as muitas águas.
            - Hum!
             - Mas quando acabou de criar a terra, viu que tudo estava escuro, sem vida, então, resolveu começar a criar as coisas que temos hoje.
            - Como assim?
           - Não estava tudo escuro na terra?
           - Estava.
           - Deus achou muito triste a escuridão e criou a luz.
           - Que legal!
           - O mais legal foi que a partir da criação da luz, Deus fez o dia e a noite.
          O dia representa a luz e a escuridão as trevas.
           Isso Deus fez no primeiro dia.








                       SEGUNDO DIA

          - Sua professora que contou tudo isso a você?
- Foi. E disse que Deus achou melhor separar a terra e as águas. Como havia muita água aqui e pouca terra, Deus falou para as águas se ajuntarem num lugar reservado para a terra ter um espaço maior.
         - Nossa! E as águas obedeceram?
- Claro que obedeceram. Hoje elas estão juntas formando os grandes mares e oceanos.
E nós estamos num espaço maior que é a terra seca.
Deus fez esta separação no segundo dia.









                              TERCEIRO DIA

 - E no terceiro dia, o que aconteceu?
- Deus achou tudo muito bonito, mas viu que não havia vida nem na terra nem na água.  
Como Deus é bondoso, criou na terra as plantas, ervas e árvores das mais diversas espécies, produzindo flores, frutos e sementes.
- Nossa! Eu queria estar lá vendo tudo isso!
- Como? Se você nasceu faz apenas seis anos!
- Mas eu queria.
- Mas como não estava lá, apenas ouve o que eu
conto.- O que você conta não, o que a sua professora
contou.
- É. Mas eu também escrevi a história.






                                      QUARTO DIA

- E depois?
- No quarto dia Deus criou os astros.
- O que são astros?
- Ah, é mesmo, você ainda não sabe o que são
astros. Havia me esquecido.
- A minha “tia” ainda não ensinou o que são
astros.- Então, Carol, astros são as estrelas, a lua, o sol.
- Para que servem?
- Os astros têm as suas finalidades. O sol serve
para iluminar o dia, a lua serve para iluminar a noite.
- E as estrelas, Júlio?
- As estrelas...
- Para que servem as estrelas, Júlio? A sua
professora não falou para que servem as estrelas.
- Hum! Servem para enfeitar a noite.
- Enfeitar a noite?
- É. Para a noite ficar menos triste.






                                  QUINTO DIA

- O que a sua professora contou que aconteceu
no quinto dia, Júlio?
- No quinto dia Deus olhou que a terra já estava cheia de plantas mas não tinha nenhum ser vivente. As águas também não possuíam seres viventes. O espaço entre a terra e o céu também estava vazio.
- Mas o que Deus fez então, Júlio?
- Deus deu ordem que nascessem animais nas águas e que aparecessem as aves voando entre a terra e o céu. - Nossa! Só de falar apareceram os animais?
- Só de falar. Deus é Poderoso. Nasceram as baleias, os golfinhos, os lambaris e todos os animais que vivem na água.








- E as aves?
- Do mesmo modo: surgiram com a palavra de Deus todas as aves que conhecemos e as que se extinguiram.
- E o que mais Deus fez?
- Quando viu todos os animais das águas e as aves, Deus os abençoou dizendo que deviam todos se multiplicarem, enchendo as águas dos rios e mares e, as aves, também sobre a terra.
- Nossa! Deus é muito Poderoso!
- E o mais interessante foi que Deus fez todos ao animais macho e fêmea, para que aumentassem na terra. Não deixou ninguém sozinho.
- Nossa como Deus é bom.
- O que eu mais gostei foi no sexto dia.
- O que aconteceu no sexto dia?





                                      SEXTO DIA

- Caroline, no sexto dia Deus fez todos os animais que vivem na terra, tanto os répteis, os quadrúpedes e os bípedes.
- O que você disse, Júlio?
- Disse que no sexto dia Deus fez os animais que rastejam na terra, como a minhoca; os que tem quatro patas, como o gato, o cachorro e o leão, e os que tem duas patas, como a galinha, a ema.





- Entendi. Só isso? E o homem, quando foi feito?
Notimo dia?
- Não, no sexto dia Deus criou o homem – e foi
onde eu mais gostei – dizendo:“Façamos o homem à
nossa imagem e semelhança”. Disse também que o
homem teria domínio sobre todos os animais, tanto da
terra, das águas e sobre as aves do céu.
- Nossa! Mas o homem, outro dia a mamãe
falou, foi feito do barro.
- Claro que foi. Deus pegou bastante barro, fez um boneco e soprou em suas narinas, colocando-lhe o fôlego de vida. Por isso que vivemos.




- E a mulher, como foi feita?
- A professora disse que Deus não achou bom que o homem vivesse sozinho, queria que tivesse uma companheira como os animais, criou a mulher da costela do homem.
- Da costela do homem?
- É, da costela do homem. Porque entre os outros seres viventes não havia nenhuma companheira que servisse para o homem, assim Deus fez a mulher como companheira do homem.
- Eu queria estar lá.
- Mas...
- Já sei, nasci há seis anos, apenas. Mas por que
será que cada animal tem um nome? - Isso a professora não disse. - Será que a mamãe sabe?
E saíram correndo para perguntar à mamãe.
- Mamãe, por que será que cada animal tem um
nome?- É que quando Deus acabou de fazer o homem,
chamou todos os animais perante o homem. O homem olhou e para cada um disse uma palavra que ficou sendo o nome deles. Entendeu, Caroline?
- Nossa! Legal. Mas eu gostaria que o cachorro
chamasse bichano.
- Carol, o ga
to que é chama
do de bichano.
- Mas bichano não é...
- Carol, bichano é ga
to.
- Está bem, Júlio, mas não precisa falar assim tão

irritado.
- E no sétimo dia, Júlio, o que aconteceu? –
perguntou a mamãe.





                        SÉTIMO DIA

- Eu sei o que aconteceu, mamãe.
- O que aconteceu então, Caroline?
- Foram descansar.
- Quem falou para você, Caroline.
- A minha tia lá na escolinha.
- A sua tia?
- Sim, ela fala que Deus fez todas as coisas e depois descansou. Então, ela fala que depois que almoçamos temos que descansar um pouquinho.
- A Caroline está certa, Júlio?
- Está sim, mamãe, foi o que a minha professora disse. E ainda disse que temos sete dias na semana e descansamos sempre um dia, o mesmo que Deus.
- Mas de onde a sua professora leu a história
para vocês?
- Ela leu da Bíblia. E disse que esta história era contada de pai para filho, de geração em geração, até o surgimento da escrita que foi registrada esta história numa maneira simples de entender como foi a criação do Mundo.
- Gostei do que a sua professora fez.
- Eu também. Ela disse que na próxima semana vai contar sobre o primeiro homem e a primeira mulher. Mas só na próxima semana.
- É ótimo o que ela está fazendo, assim vocês
ficam sabendo como é a história bíblica.
- Você gostou, Caroline?

- Gostei, Júlio, mas agora você vai brincar
comigo.
- Eu? Mas tem que ser agora? Ainda não
almocei?!?!
- Tem que ser agora. Eu ouvi tudo o que você
disse e você prometeu que brincaria comigo.
- Está bem, então vamos.




Versículo do Dia: "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom;..." Gênesis 1.31

Atividades:







Atividades Extras: Além das Atividades que as crianças realizam de maneira individual para essa aula pode ser preparado um Joguinho da Memória bem interessante. Prepare 15 cartões tamanho 10cmX10cm em cartolina, ou papel cartão. Em 7 cartões enumere-os de 1 à 7 , em outros 7 reduza os visuais abaixo e cole em cada um. Com o visual onde está escrito "Deus Disse" você pode preparar uma carta surpresa a criança que virá-la pode responder uma pergunta sobre a Lição Bíblica. Caso não queira fazer uma carta surpresa você poderá colá-la numa caixinha onde guardará o Joguinho da Memória.
Modo de Brincar: Faça um círculo com as crianças, embaralhe os cartões e arrume-os no chão, ou sobre a mesa. Peça para uma criança de cada vez virar dois cartões. Quando os demais pequeninos virem as combinações entre os dois cartões pergunte se está correto, se estiver deixe as cartinhas viradas para cima, ou então retire do jogo. Se não fizerem par peça que outra criança vire outros dois cartões. A brincadeira termina quando todos os cartões tiverem sido acertados. Essa atividade lhe ajudará a observar se o que foi ensinado foi assimilado por seus alunos.













Momento das Doações: Eu não sei como funciona o ensino de Dízimos e Ofertas no Ministério Infantil de sua Igreja. Mas você pode entregar  um envelope para as crianças colocarem seus Dízimos e outro para suas ofertas. Se você  utiliza esse método para as doações com seus alunos, que tal preparar um Porta Envelopes para que eles coloquem seus envelopinhos?



 
 
 
Para esse Porta-Envelopinhos ficar num tamanho bom sugiro que você imprima e leve numa Copiadora para que eles ampliem para uma folha tamanho A3. Você pode pintar e colar algodão e papel crepom verde para enfeitar os detalhes.




Encerramento: Nessa aula as crianças aprenderam que Deus criou o Universo com o poder da sua Palavra. Então  para finalizar essa aula de um jeito bem legal, que tal comprar um saco de pirulitos no formato de uma boca (não sei se na sua cidade você achará, mas caso não encontre compre um saquinho de pirulitos comuns mesmo), apresente os pirulitos durante a semana a Deus e peça ao Senhor que coloque uma unção no mesmo que abençoe a vida das crianças.

Comente no final da aula que assim como a Palavra de Deus foi poderosa o suficiente para criar o Universo e tudo o que nele há, o Senhor nos ensina que nossas palavras também são poderosas para abençoar ou amaldiçoar (Provérbios 18.21).
Com isso finalize a aula ensinando as crianças que palavras feias tais como: fofocas, palavrões, malcriações e mentiras não devem estar na boquinha da criança que ama Deus.
Realize a Oração Final agradecendo a Deus pela oportunidade de mais um dia juntos na Casa de Deus. Peça que o Senhor abençoe a semana de cada um.
Despeça todos e na saída entregue o Pirulito abençoado
 
 
 
 
 
Algumas idéias desse estudo foi retirado do blog http://karolpoerner.blogspot.com/ 
e adaptado por mim.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...