domingo, 21 de agosto de 2011

...Obrigado, Jesus! Dez Leprosos

"Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo" (Ef 5:20). Não há dúvida de que a atitude dos nove leprosos (os que não voltaram para agradecer a Jesus) era a mesma atitude da maioria do povo judeu na época de Jesus. Não reconheciam Sua missão e nem Seu poder. Mas é fácil criticá-los. Tantas vezes esquecemos de agradecer a Deus pelas Suas bençãos em nossas vidas.
Devemos reconhecer que Jesus é o Único Salvador que nos resgatou da morte eterna, não por nossos méritos, mas pela Sua graça, e esse deve o maior motivo de gratidão. Também, não podemos deixar de agradecer a Deus pelas coisas que para nós parecem pequenas ou insignificantes, porque tudo o que somos e temos vem de Deus.

Ler: Lucas 17: 11-19
Versículo para DECORAR: "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida..." - João 14:6.
APLICAÇÃO: agradecer a Deus por todas as bençãos recebidas.

Introdução

Quem aqui viu alguém que estivesse muito doente e com muitas dores? É triste ver alguém sofrendo, não é? Sabem, no tempo de Jesus havia muitas doenças que não tinham cura, mas hoje já temos remédios para muitas delas.


Desenvolvimento

Nossa história de hoje nos fala de dez pessoas que tinham uma doença que não havia cura, a lepra. Era uma doença que dava muitas feridas na pele e doía muito.
Quem tinha essa doença era obrigado a deixar tudo e viver fora da cidade, longe de toda a sua família, porque essa doença podia passar para outras pessoas. Já imaginaram, se tivessem que viver fora da cidade, longe de todas as pessoas que vocês amam? Seria horrível, não é? Temos sempre que agradecer a Deus por tudo o que temos e orar pelos que passam necessidades.
As pessoas não gostavam dos leprosos. Quando alguém via um leproso dizia: "Imundo, vá embora!".
Certa vez, quando Jesus estava passando por Samaria, encontrou com dez leprosos. Eles, com medo, ficaram dez leprosos. Talvez já tivessem ouvido falar de Jesus, de quantos milagres Ele fazia, dos doentes que havia curado. Então gritaram com toda força: "Mestre, tenha pena de nós" (Lc 17:13). Jesus ouviu os gritos e Seu coração, cheio de amor, sentiu pena pela triste vida que aqueles leprosos levavam.
Mas Jesus falou uma coisa estranha: "Vão e peçam aos sacerdotes que examinem vocês". Os sacerdotes eram os líderes da igreja daquela época. Os leprosos obedeceram e, no caminho até a cidade onde os sacerdotes ficavam, perceberam que já estavam curados. Que alegria! Suas feridas desapareceram, sua pele estava limpa. Todos os leprosos saíram correndo porque queriam também procurar a família, os amigos. Apenas um voltou louvando a Deus em alta voz. Ele ajoelhou-se aos pés de Jesus e agradeceu.
Quando Jesus percebeu que apenas um doente havia voltado para Lhe agradecer, disse: "Não foram dez os curados? Onde estão os nove? Por que não vieram eles também dizer obrigado?".
Então Jesus disse para aquele homem que voltou: " Levanta-te e vai embora, a tua fé te salvou". Aquele homem não só foi curado daquela doença, mas seu pecado também foi perdoado. Pecado é tudo aquilo que fazemos e desagrada a Deus, como: brigar, desobedecer, etc.

Conclusão

Jesus ficou triste com os nove que foram curados e que não voltaram para agradecer. Sabem? Devemos agradecer por tudo o que Deus faz por nós, até mesmo pelas pequenas coisas. Agradeça pelo lar, pela roupa, pelo brinquedo que tem. Você pode achar que não precisa agradecer, como os nove leprosos acharam, mas Jesus fica feliz em ouvir um "muito obrigado"!

Fonte: Editora Cristã Evangélica - A VIDA DE JESUS e alguns de seus milagres (11).



                                                                 Idéias da Tia Alê

Comece a aula mostrando os 10 leprosos, faça eles de feltro. De um lado eles com lepra e do outro já curados. Cole velcro na luva para que eles fiquem fixos, não cole nos homens, pois o feltro gruda no velcro. Faça as bolinhas de tinta vermelha. A luva de feltro branca, você pode custa-las. Faça bem maior que a mão, porque se não depois a mão não entra. :)



Faça o  lindo Jesus de feltro branco e azul. Bem simples, Cole todo com cola quente. 





Depois que Jesus os curou, vire um por um, e ficarão todos certinhos.

Depois pegue  um da outra luva e grudei em Jesus, mostrando que apenas 1 agradeceu ao Senhor.



Ele de frente e costas. 


Cole os velcros na luva, tem que ser a parte áspera para o feltro prender nele

Molde dos leprosos.


Molde de Jesus.



   Visuais







































 HORA DA ATIVIDADE:








                                      HORA DA LEMBRANCINHA:







quarta-feira, 17 de agosto de 2011

..Lição 7 - O Pai que é Fiél

PLANO DE AULA

PATERNIDADE DE DEUS

O Pai que é Fiel
Idade 4 a 6 anos - Estudo 7-A

Objetivo: Que a criança aprenda que Deus é Fiel, cumpre as Suas promessas.
1) Cante canções que falem que Deus é fiel. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas fiquem gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.

2) É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.

3) Explique o significado dessa palavra: FIEL. Ensine as crianças que Deus é fiel e que cumpre as promessas que faz. Muitas estão relacionadas na Bíblia. Use o versículo de I João 1:9, mostre a fidelidade de Deus em perdoar os pecados quando eles são confessados. Ensine para a criança o que é pecado (quando eles tem uma atitude que fere os outros ou a Deus). Enfatize que ela precisa pedir perdão a Deus, que Ele cumpre sua Palavra e é Fiel para nos Perdoar. Certifique-se de que eles entenderam que Deus é fiel.

4) Atividade: Pintar o desenho (as crianças com a Bíblia).

Deus te abençoe!
__________________________________________________
PLANO DE AULA

PATERNIDADE DE DEUS

O Pai que é Fiel
Idade 4 a 6 anos - Estudo 7-B

Objetivo: Que a criança aprenda que Deus é Fiel, cumpre as Suas promessas.

1) Cante canções que falem que Deus é fiel. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.

2) Providencie um visual bem colorido e Narre a história da libertação do Povo de Deus no Egito. Comece com a Promessa que Deus fez a Moisés em libertar o Povo (na sarça ardente) e termine com Josué 5 (com Deus levando o povo à Terra Prometida). Como a história é muito grande, destaque apenas alguns pontos principais como o episódio do Mar Vermelho, e que Deus os sustentou no deserto com o maná e as codornizes). Destaque que Deus foi Fiel em tudo que tinha prometido: Livrou-os dos inimigos, sustentou-os e levou-os para a Terra Prometida. Hoje Ele continua sendo Fiel conosco e cumpre todas suas promessas.

4) Atividade: Pintar o desenho.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...